domingo, 4 de outubro de 2009

"A lista de Schindler"

            Alemão que entrou para o partido nazista e se mudou para a Polônia para abrir uma fábrica e aproveitar a mão de obra de judeus de um campo de concentração. Quando os russos se aproximavam pelo front leste, os nazistas começaram a mover todos os judeus de Plaslow para um novo campo na Alemanha, onde seriam executados.
            O que fez Schindler? Convenceu os administradores do campo através de suborno, que precisava muito de “mão de obra especializada” e elaborou a famosa LISTA DE SCHINDLER, que continha 1200 judeus entre homens, mulheres e crianças. Ele livrou-se de ser preso devido aos depoimentos dos judeus a quem ajudara. Durante a guerra tornou-se próspero, mas gastou o seu dinheiro com a ajuda prestada aos judeus que salvou e com empreendimentos que não deram certo após o término da guerra.
            Foi reconhecido por Israel como um herói.


          Há alguma controvérsia com relação ao seu caráter - sobre o que o motivava a "ajudar" os judeus e aos subornos - mas em algum momento ele deve ter se perdido em suas "metas", ou então não faria um trabalho tão grandioso quanto o que ele fez.

2 comentários:

  1. Ainda bem que os santos são humanos... podemos sonhar assim em imitá-los no que fizeram de bom. Eu gostaria de conhecer algum santo que tenha feito algo por aqueles a quem não dirigimos comumente os olhos, como os palestinos, os russos... fica a sugestão de pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Peço para que me indique alguns nomes, para que eu possa pesquisar e postar aqui. Ficaria muito agradecido. Pois já conhecemos muito bem Gandhi, Madre Tereza, mas há aqueles que se parecem mais com a gente e ainda assim fizeram o dever de casa. Por exemplo, o Alberto Cairo (já postado aqui).
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir