segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mohandas Karamchand Gandhi, ou "Mahatma Gandhi"


Na foto: Chaplin e Gandhi


Sua biografia é extensa e é muito difícil fazer uma sinopse curta sobre sua vida.
Todos o conhecem por conseguir a independência da Índia através da não-violência, no entanto, a maioria desconhece (me incluía no pacote) sua trajetória desde sua formação acadêmica na Inglaterra, sua carreira na África do Sul, onde começou a praticar a Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto), e finalmente seu retorno à terra natal e toda a história que conhecemos mais ou menos.
Meus amigos, eu sugiro que leiam mais a respeito daquele que, contrariando as opiniões mais pragmáticas a respeito de se conseguir algo somente com a mansidão e a atitude de não-violência, logrou resultados práticos que nenhum outro conseguiria lançando mão de tecnologia, exércitos e outros meios mais “convencionais”.
Ele não ganhou o prêmio Nobel da Paz, o que muitos consideram uma enorme injustiça para a humanidade. Mas há aqueles que alegam que ele era muito maior que um simples prêmio. Conformo-me com esta opinião.
Leiam em:

Um comentário:

  1. Como é raro encontrarmos um Mahatma! Viver por princípios, ah! Minha doce utopia! Tenha Deus lá de cima piedade de nós e permita que mais anjos desçam os céus para trazer os céus mais para perto dos homens.

    ResponderExcluir