terça-feira, 27 de outubro de 2009

Falácia de Laplace



“Uma inteligência que, em qualquer dado momento, conhecesse todas as forças através das quais a natureza é animada e o estado dos corpos dos quais ela é composta, abrangeria – se ela fosse vasta o suficiente para submeter os dados à análise – na mesma formula os movimentos dos grandes corpos do universo e os dos átomos mais leves: nada seria duvidoso para esta inteligência e o futuro, tal como o passado, seria o presente aos seus olhos”.
                                                                        Pierre-Simon de Laplace

            Tá aí a Física Quântica pra desmenti-lo!

3 comentários:

  1. Seria necessário conhecer todas as forças, mas há algumas delas que deliberadamente não se dão a conhecer... transcendem, e fogem ao escopo da ciência. LaPlace é um gênio da engenharia, mas nem todos os gênios bastam para decifrar o transcendente.

    ResponderExcluir
  2. O Deus de mistério criou de fato um mundo fascinante e misterioso. De tudo que mais gosto de apreciar neste mundo, estão Suas obras; quanto mais intocadas, melhor. É no silêncio das regiões afastadas que Ele se faz ouvir mais claramente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, pelo comentario, Herold.
    Laplace foi influenciado pela visão cartesiana da realidade, na qual, separado do "universo mental" (ou seria espiritual), tudo poderia ser subdividido e estudado em suas partes, e quando reunidos, manteriam suas características.
    Hoje, com o advento da física quântica, está comprovado que nem tudo que, estudado em suas partes, após unido, mantém as características previstas e a visão determinística foi pro saco. As partículas que compõem os átomos - do que tudo é feito - ora se comportam como partículas, ora como ondas, e os elétrons, em suas mudanças de camadas, simplesmente se teletransportam, entre outras coisas newtoncartesianamente absurdas!
    No conceito atual, tudo existe e continuará existindo indiferente ao observador. Na nova ciência, o observador interfere na experiência - o que detona a física clássica como explicação para tudo.
    Será que uma Consciência maior não está interferindo em nossa realidade?
    Vamos acompanhar os fatos... Estou sentindo cheiro de reconciliação da ciência com a religião nesta história.

    ResponderExcluir