terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ponto de Mutação - Fritjof Capra


O O Ponto de Mutação é um livro de Fritjof Capra publicado em 1983.
O nome do livro foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia. (descrição do wikipedia).
É interessante como um livro escrito em 83, quando ainda nem discutíamos a fundo os problemas referente a destruição do meio-ambiente, aquecimento global, etc., pode prever tudo isto e ainda propor uma nova maneira de se pensar e integrar todas as disciplinas correntes, de forma a readquirir a harmonia a muito perdida.
Não dá pra sair de uma leitura como esta sem mudarmos. Não é apenas um livro.
Vejam um vídeo do filme "Ponto de Mutação", no qual 3 personagens - a moça é a cientista inspirada no próprio Kapra, o político é inspirado em Al Gore, e o artista não me lembro em quem":






Nenhum comentário:

Postar um comentário